1º Atividade: geologia e geomorfologia (aula 1)
Preparação:
O professor deve estudar o primeiro capítulo do livro, GEODIVERSIDADE DO BRASIL, e preparar um slide dividindo-a em tópicos para facilitar o norteamento das discussões.
Recursos:
Data show, computador, quadro branco ou preto,
Encaminhamento:
Ler o capitulo, O COMEÇO DE TUDO, do livro GEODIVERSIDADE DO BRASIL.
Os alunos farão leitura do material, e em sequência será levantada uma discussão acerca do tema.
Será proposta uma atividade para casa: a elaboração de um texto dissertativo sobre o que foi discutido e sala de aula.
1º Atividade: geologia e geomorfologia (aula 2)
Preparação:
O professor deve estudar formas de construção de maquetes de relevo, além de estudar o relevo local.
Os alunos deverão elaborar questões para o guia turístico convidado.
Os alunos deverão elaborar questões para o guia turístico convidado.
Recursos:
Data show, computador, quadro branco ou preto,
Encaminhamento:
A partir do que foi discutido na aula anterior, será proposta a elaboração de uma maquete do relevo local em conjunto e com o auxílio do professor como no exemplo abaixo.
2º Atividade: Turismo e economia (aula 1)
Preparação:
O professor deve convidar um guia turístico local para discutir o que é o turismo e qual o situação atual do turismo da região, além de selecionar gráficos que exemplifiquem a situação do mercado turístico brasileiro atual.
Recursos:
Data show, computador, quadro branco ou preto,
Encaminhamento:
O convidado exporá sua opinião sobre o tema e em seguida será aberto um espaço de questionamentos. após os questionamentos, o professor juntamente com o convidado irão explicar quadro econômico turis-tico atual.
Será solicitado um relatório de aula em grupo.
3º Atividade: Geoturismo e preservação (aula 1)
Prepação:
O professor deve estudar o décimo capítulo do livro, GEODIVERSIDADE DO BRASIL, e preparar um slide dividindo-a em tópicos para facilitar o norteamento das discussões.
Recursos:
Data show, computador, quadro branco ou preto,
Encaminhamento:
Ler o capitulo, PATRIMÔNIO GEOLÓGICO: TURISMO SUSTENTÁVEL, do livro GEODIVERSIDADE DO BRASIL.
4º Atividade: Geoturismo e preservação (aula 2) - aula de campo
Preparação:
Todos devem estar devidamente vestidos para caminhada, protegidos do sol e levando água e protetor solar
Todos devem estar devidamente vestidos para caminhada, protegidos do sol e levando água e protetor solar
Recursos:
Mapa, câmera fotográfica, Ônibus, bloco de anotação, caneta.
Encaminhamento:
Os alunos serão levados para uma excursão, na serra do tombador para visualizarem uma das as estruturas geológicas mais antigas do globo
O relatório da aula de campo será solicitado juntamente com a atividade final do curso.
O relatório da aula de campo será solicitado juntamente com a atividade final do curso.
5º Atividade: avaliação
Preparação:
Os alunos devem estar com suas anotações sobre a aula de campo em mãos.
Recursos:
Os alunos devem estar com suas anotações sobre a aula de campo em mãos.
Recursos:
Papel pautado, canetas e
Encaminhamento:
Os alunos deverão produzir um texto dissertativo, relacionando todo o assunto trabalhado no curso com suas anotações da aula de campo, no mínimo 30 linhas.
Nesta avaliação será levado em conta a organização, coerência e coesão na produção do texto, além do nível de aprofundamento dos conhecimentos adquiridos e sua capacidade de discussão e síntese dos mesmos.
Nesta avaliação será levado em conta a organização, coerência e coesão na produção do texto, além do nível de aprofundamento dos conhecimentos adquiridos e sua capacidade de discussão e síntese dos mesmos.