INSTRUMENTALIZAÇÃO

1º Atividade: geologia e geomorfologia  (aula 1)

Preparação:
O professor deve estudar o primeiro capítulo do livro, GEODIVERSIDADE DO BRASIL, e preparar um slide dividindo-a  em tópicos para facilitar o norteamento das discussões. 

Recursos:
Data show, computador, quadro branco ou preto,

Encaminhamento:
 Ler o capitulo, O COMEÇO DE TUDO, do livro GEODIVERSIDADE DO BRASIL.


Os alunos farão leitura do material, e em sequência será levantada uma discussão acerca do tema.
Será proposta uma atividade para casa: a elaboração de um texto dissertativo sobre o que foi discutido e sala de aula.

1º Atividade: geologia e geomorfologia  (aula 2)

Preparação:
O professor deve estudar formas de construção de maquetes de relevo, além de estudar o relevo local.
Os alunos deverão elaborar questões para o guia turístico convidado.

Recursos:
Data show, computador, quadro branco ou preto, 


Encaminhamento:
A partir do que foi discutido na aula anterior, será proposta a elaboração de uma maquete do relevo local em conjunto e com o auxílio do professor como no exemplo abaixo.



2º Atividade: Turismo e economia  (aula 1)

Preparação:
O professor deve convidar um guia turístico local para discutir o que é o turismo e qual o situação atual do turismo da região, além de selecionar gráficos que exemplifiquem a situação do mercado turístico brasileiro atual.

Recursos:
Data show, computador, quadro branco ou preto, 






Encaminhamento:
O convidado exporá sua opinião sobre o tema e em seguida será aberto um espaço de questionamentos. após os questionamentos, o professor juntamente com o convidado irão explicar quadro econômico turis-tico atual.


Será solicitado um relatório de aula em grupo.



3º Atividade: Geoturismo e preservação  (aula 1)


Prepação:
O professor deve estudar o décimo capítulo do livro, GEODIVERSIDADE DO BRASIL, e preparar um slide dividindo-a  em tópicos para facilitar o norteamento das discussões.  


Recursos:
Data show, computador, quadro branco ou preto,

Encaminhamento:
 Ler o capitulo, PATRIMÔNIO GEOLÓGICO: TURISMO SUSTENTÁVEL, do livro GEODIVERSIDADE DO BRASIL.





4º Atividade: Geoturismo e preservação  (aula 2) - aula de campo


Preparação:
Todos devem estar devidamente vestidos para caminhada, protegidos do sol e levando água e protetor solar

Recursos:
Mapa, câmera fotográfica, Ônibus, bloco de anotação,  caneta.

Encaminhamento:
Os alunos serão levados para uma excursão, na serra do tombador para visualizarem uma das as estruturas geológicas  mais antigas do globo




O relatório da aula de campo será solicitado juntamente com a atividade final do curso.





5º Atividade: avaliação  

Preparação:
Os alunos devem estar com suas anotações sobre a aula de campo em mãos.


Recursos:
Papel pautado, canetas e

Encaminhamento:
Os alunos deverão produzir um texto dissertativo, relacionando todo o assunto trabalhado no curso com suas anotações da aula de campo, no mínimo 30 linhas.
Nesta avaliação será levado em conta  a organização, coerência e coesão na produção do texto, além do nível de aprofundamento dos conhecimentos adquiridos e sua capacidade de discussão e síntese dos mesmos.